sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sobre a Biblioteca Pública Castro Alves

 
Antônio Frederico de Castro Alves foi um importante poeta brasileiro do século XIX. Nasceu na cidade de Curralinho (Bahia) em 14 de março de 1847.
No período em que viveu (1847-1871), ainda existia a escravidão no Brasil. O jovem baiano, simpático e gentil, apesar de possuir gosto sofisticado para roupas e de levar uma vida relativamente confortável, foi capaz de compreender as dificuldades dos negros escravizados.
Manifestou toda sua sensibilidade escrevendo versos de protesto contra a situação a qual os negros eram submetidos. Este seu estilo contestador o tornou conhecido como o “Poeta dos Escravos”.
Aos 21 anos de idade, mostrou toda sua coragem ao recitar, durante uma comemoração cívica, o “Navio Negreiro”. A contra gosto, os fazendeiros ouviram-no clamar versos que denunciavam os maus tratos aos quais os negros eram submetidos.
Além de poesia de caráter social, este grande escritor também escreveu versos líricos-amorosos, de acordo com o estilo de Vítor Hugo. Pode-se dizer que Castro Alves foi um poeta de transição entre o Romantismo e o Parnasianosmo.
Este notável escritor morreu ainda jovem, antes mesmo de terminar o curso de Direito que iniciara, pois, vinha sofrendo de tuberculose desde os seus 16 anos.
Apesar de ter vivido tão pouco, este artista notável deixou livros e poemas significativos.

Poesias de Castro Alves:

- Espumas Flutuantes, 1870
- A Cachoeira de Paulo Afonso, 1876
- Os Escravos, 1883
- Hinos do Equador, em edição de suas Obras Completas (1921)
- Navio Negreiro (1869)
- Tragédia no lar
Fonte:WWW.suapesquisa.com
Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, foi assim denominada em homenagem ao grande poeta nacional Castro Alves.
Criada através do Decreto-Lei nº.16, de 20 de agosto de 1940 e oficializada pela Lei Municipal nº 508, de 30 de outubro de 1973.
Em 1987, a Biblioteca passou a fazer parte da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves como Biblioteca Pública Castro Alves e foi transferida para a Rua Treze de Maio, 277. Em agosto de 2005 a biblioteca transferiu-se para a Rua Ramiro Barcelos, 600.
O acervo da biblioteca está informatizado e permite fazer renovações e reservas de livros pela internet.
A Biblioteca Pública desenvolve a Feira do Livro, que ocorre anualmente desde 1985 integrando diversas entidades e escolas do município e tem como objetivo incentivar a leitura e popularizar o livro.

Objetivo da Biblioteca Pública Castro Alves:
  • 1 - Popularizar o livro e fomentar a leitura;
  • 2 - Estimular comunidade a perceber as possibilidades que se abrem através do livro, da leitura e da informação;
  • 3 - Atender a comunidade em suas necessidades sempre crescentes de informação, cultura e lazer.

Para alcançar estes objetivos, desenvolve o Programa Bento das Letras, Programa reconhecido à nível estadual e nacional, que visa o desenvolvimento de uma comunidade de leitores, através do conjunto de projetos e ações integradas e articuladas entre o Poder Público e instituições que se dedicam às questões da leitura, do livro e da produção literária.
Por ter ampla atuação, o Programa Bento da Letras pretende ser uma das mais importantes contribuições da Biblioteca Pública na tarefa de construir uma sociedade leitora.



Biblioteca Pública Castro Alves
Rua Ramiro Barcelos, 600 - Centro
(54) 3452-5344
biblioteca@bentogoncalves.rs.gov.br
Atendimento:
de 2ª a 6ª - das 8h às 20h
sábado - das 8h às 12h




Nenhum comentário:

Postar um comentário